Dieta para Diabetes

Dieta para diabetes é realmente algo sofrível. Bolos, doces, pudins, balas, bombons, sorvetes, gelatinas, geleias e aquela batatinha frita não fazem parte do cardápio do diabético. Deixar de comer muitas coisas da nossa culinária é praticamente padecer em pleno paraíso. Você fica à margem de boa parte do cardápio, por exemplo. Verdade? Nem tanto!

dieta para diabetesO que vamos abordar na Dieta da Diabetes é que os limites para uma pessoa com diabetes pode ser bem menor do que se imagina. Comer faz bem. O que importa é a quantidade e a qualidade do que você come.

Abaixo, listamos pra você boa parte de uma dieta para diabetes, ideal para os que carregam no sangue mais açúcar que o necessário. A diabetes ainda é uma doença incurável, portanto todo o cuidado com alimentação é pouco. Leia com atenção e garanta uma vida longa e saudável.

Especialistas afirmam que a melhor dieta para diabetes é uma alimentação bem colorida. Portanto, comer só massa: pão, macarrão, arroz e feijão sem verduras no prato é um grande erro. Pense o quanto solitário ficam as verduras e os legumes, guardadas na geladeira como se fossem carros velho, fora de uso, inúteis.

Alimentos liberados na dieta para diabetes:

  • Bebida: Chá, café (com adoçante) e mate.
  • Tempero: Pimentão, salsa, canela, alfavaca seca, alho, tomate, azeitona, baunilha e cebolinha, alface, berinjela, pimentão e pepino.
  • Legumes: Palmito fresco, beterraba, abobrinha verde, cenoura e chuchu.
  • Carnes: Bacalhau seco – fatia pequena.
    Dobradinha, coração, carne-seca, mortadela, peixes, ovo (uma unidade), presunto magro e farinha de soja.

Consumir com bom senso

  • Leites e iogurte: Leite integral, de soja e desengordurado. Um copo está de bom tamanho, o equivalente a 200 ml. Leite integral em pó, evaporado ou iogurte, 100 ml estão liberados.
  • Frutas: Pêssego, pitanga, melancia, maracujá, manga, cajá e banana d’água

Evitar ou moderar

  • Gordura: Abacate, creme de leite magro, creme de leite gordo, amendoim, Manteiga, margarina, bacon defumando, noz, avelã, coco, amêndoa.
  • Massas: Pão Francês, pão de forma, broa de milho, biscoito doce, batata inglesa, inhame, milho verde. Arroz e feijão entram na lista dos alimentos que merecem moderação no consumo. Para cada refeição, o máximo é de 100g, o equivalente a uma colher.

O comando que você precisa dar a si mesmo é: a diversidade no prato funciona também no organismo.

Pirâmide Alimentar

Pirâmide Alimentar DiabetesVeja esse vídeo sobre a Diabetes e conheça melhor a doença:

Veja esse infográfico com informações sobre a doença

diabetes no brasilEspero que tenham gostado da “Dieta para diabetes”.

Comentários (25)

  1. A informação aqui indicada é muito escassa e, em parte contraditória à que me foi indicada pela minha nutricionista, lamento que eu não tenha ficado satisfeito.

  2. Li que nabo ajuda no combate à diabetes, que coco faz bem, agora já diz que fáz mal, sou diabetica e melancia aumenta minha glicemia rapidamente, mesmo que seja só um pedacinho. se a gente dar atenção a tudo que se ve publicado, fica maluco. já vi falar que beterrada contem acucar e faz mal, agora pq não falaram da maçã? da pera? morango?
    achei incompleta essa publicação

  3. Gente…se nós diabéticos formos levar ao pé da letra tudo q os médicos e os nutricionistas quase q nos força a seguir na alimentação vamos morrer rapidinho não de diabetes, mas de depressão e preocupação em seguir a risca tudo q eles nos impõe….sim, em alguns casos e dependendo do profissional (médicos e/ nutricionistas) eles chegam q negar atendimento se a gente não seguir como eles querem (já aconteceu comigo isso)…Minha opinião é a seguinte: de q adianta viver por muitos anos se somos privados muitas vezes de comer o q a gente gosta??? Claro q também não se pode estrapolar e exagerar alimentando com coisas q fazem mal a quem é diabético ou hipertenso!! Mas daí a privar totalmente de determinados tipos de alimentos é um desrespeito do médico e/ou nutricionista q nos impoe tal coisa!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Que maravilha este vídeo, assistir com minha mãe que tem Diabetes e sofre muito mostrei o filme pra ela e aqui ouvi toda orientação que maravilha parabéns.

  5. lendo se estas enformaçoes sempre se aprende alguma.
    coisa.obrigado.

  6. Gostei dessa Dieta, simplesmente fantástica..

  7. obrigado pelas dicas parabens

  8. na minha opiniao essa coisa de priva as pessoas de comer quase tudo é um absurdo ..
    é claro q se deve seguir uma dieta saudavel, mais de proibi é errado.

  9. enformações furadas o café e o leite é pecímo para os diabéticos .

  10. gostaria de ter uma relação do que posso comer e como comer

    • fiquei sabendo do meu medico que sou diabetico ,e terei que seguir uma dieta , e depois de seis meses farei outros exames, logo a seguir começarei a ser medicado ,qual a dieta me podem me recomendar?

  11. Gostaria de saber o que uma pessoa c/ cirrose hepatica e diabetes pode comer. Meu marido tem as duas doenças e estou c/ dificuldades na alimentaçao dele.

  12. e oq eu nao posso camer obrigada

  13. O começo do site de voces é algo “estimulante”!!!
    Nunca vi, é totalmente desencorajador e frustrante, ao invés de tornarem um pouco mais fácil, ja começa logo apavorando.
    Que é dificil, todos nós sabemos, mas poderiam tornar algo positivo, afirmações positivas ajudam qualquer começo…

  14. a final o que nao faz mal pra diabetico?

  15. quero saber se ja tem remedio pra curar essa doença imunda que é diabete, espero que antes do final da minha vida vai surgir remedio pra essa epide

  16. gostaria que me enviasse uma lista real do que posso comer e nao comer ,,do que posso beber e nao beber, porque nao sei como controlar essa diabete.

  17. por favor gostaria que me enviasse uma lista real do que posso comer e nao comer ,,do que posso beber e nao beber, porque nao sei como me cuidar pq por mais q me controlo ela nao baixa de modo algum , por favor me ajudem .obrigada

  18. Olá…. ouvi dizer que tudo o que dá debaixo da terra o diabetico não deve comer. Adoro batata, cebola , rabanete, nabo ,inhame, cenoura, mandioquinha. Se for verdade to perdida. Tem fundamento? Então o que posso comer? Me oriente por favor. Obrigada. Yolanda

  19. Sou Apenas um pré Diabético e logo tenho minhas preocupações alimentares. No estes aconselhamento Nutricionais, não consigo entender mais nada. Na mesma hora que falam que melancia é fruta indicada para diabéticos em outros documentários dizem que nem pensar, assim como a manga o caki e outras mais. uso o meu aparelhinho de teste quase todos os dias fazendo vá rias experiências, Por exemplo: Tomando cerveja, cachaça, melancia e comendo pizza e o teste não deu tão elevado, 118,126. Outras vezes já fiz regime durante alguns dias de abstinência de tudo o que falam que não pede, e no teste dando resultado muito mais elevado chegando até 160. Oque fazer então? Acho que essa coisa é mais psicológico não?

  20. Adorei o video. E muito bom as pessoas conhecer de perto essa doenca silenciosa

  21. vivo perdido na alimentaçao, coisas q gosto dizem nao outros dizem sim, quero saber se cuscus e tapioca sao prejudiciais a saude do diabetico?

  22. Gostei do video,muito bom mesmo.

Deixe um Comentário

Os campos com * são obrigatórios *