Chia – Emagreça 6 kg com a Semente de Chia

Muitos não sabem, mas a chia é um dos alimentos que mais ajuda a emagrecer.

A ingestão correta da chia pode ocasionar na perda de 6 kg por mês, além de possui vários nutrientes que são muito importantes para o bom funcionamento do corpo.

A Chia para Emagrecer

A semente da chia é originária do México, que tem em sua composição grandes proporções de vários nutrientes muito importantes para o corpo humano, dentre os principais estão:

Chia

Chia

  • Ômega 3 – O ômega 3 é um ácido graxo também conhecido como gordura essencial, tem esse nome devido a ser crucial para o corpo humano, pois compõe a membrana das células cerebrais, mas que, no entanto não é produzido pelo organismo, e em consequência disso é necessário consumi-lo através dos alimentos.
  • Cálcio – Que é o principal elemento que constitui os ossos e também é extremamente necessário, pois também tem outras funções no corpo humano, como transmitir os impulsos nervosos, contrair os músculos e auxiliar na coagulação do sangue.
  • Magnésio – Quem também é um elemento extremamente crucial para a manutenção de uma vida saudável, ele faz parte de cerca de 300 processos biológicos, desde a transformação de substâncias no corpo como a do açúcar em energia, até na absorção dos nutrientes dos alimentos. Auxilia também no bom funcionamento dos nervos e músculos. O magnésio também é um dos responsáveis pelo fortalecimento dos tecidos e ossos.
  • Proteínas – Que são as responsáveis pela boa conservação dos órgãos, tecidos e das células. Também são uma importante fonte reserva de energia para o corpo humano caso haja deficiência em alguma das fontes principais.
  • Potássio – Mineral que ajuda o organismo em suas funções vitais, auxilia na distribuição de água pelo corpo e é um relaxante muscular.

Além dos vários nutrientes presentes em sua composição, a chia tornou-se muito importante na alimentação, principalmente daqueles que estão acima do peso, é um alimento essencial para aqueles que buscam combater a obesidade.

Pacote de Chia

Pacote de Chia

Estudos comprovaram que o consumo regular desses grãos pode ocasionar na redução de cerca de 6 kg por mês. Isso acontece por que contém fibras solúveis que, quando entram em contato com líquidos se transformam em um tipo de gel e aumentam bastante de tamanho, ocupando assim mais espaço no estômago. Com isso, o esvaziamento do estômago também se dá de forma mais lenta, fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue e a pessoa demore a sentir fome novamente.

Além das fibras solúveis, a chia também possui fibras insolúveis que são responsáveis por diminuir os níveis de açúcar no sangue e por regular as funções intestinais, porém para que haja essa regulação é extremamente importante o consumo de água, pois caso contrário pode ocasionar em prisão de ventre.

Assista o vídeo completo sobre os benefícios da Chia:

Chia – Como consumir?

A chia, ou salvia hispanica, é muito simples de ser consumida, a semente possui uma casca macia, que é quebrada facilmente com os dentes, não precisando assim ser triturada. Possui pequenos grãos similares a lentilha e devido a isso são fáceis de armazenar.

Duas colheres de sopa (15 gramas) de chia, quantidade diária indicada pelos nutricionistas, oferece cerca de 50% de ferro

Seu sabor neutro também facilita bastante à ingestão podendo a chia ser adicionada em vitaminas, saladas, iogurtes, bolos, paes e onde mais você desejar. A quantidade máxima de ingestão por dia é de 15g, ou duas colheres de sopa. Além disso é recomendado que você beba 2 litros de água por dia para auxiliar as fibras a realizarem o trabalho de limpeza do organismo.

A chia não tem contraindicações e pode ser inserida na alimentação de qualquer pessoa.

Para quem deseja emagrecer, os nutricionistas recomendam que ela seja ingerida cerca de 30 minutos antes das refeições, pois quando for comer a pessoa já está com o estômago cheio e, consequentemente come menos.

Semente Chia

Semente Chia

A chia também pode ser consumida em forma de gel, para isso é necessário deixar uma porção dentro de um recipiente com um pouco de água até que ela se torne pastosa, esse processo leva cerca de 1 hora.

Chia e seus Benefícios

O consumo da chia além de ser muito útil na redução de peso por causar uma sensação de saciedade mais prolongada, possui vários outros benefícios à saúde como, por exemplo, na regulação da pressão arterial combatendo assim a hipertesão, auxilia também na redução de distúrbios como a ansiedade e ajuda a melhorar o humor.

Além disso, a chia também é muito eficiente no controle do colesterol e da glicemia, sendo assim muito útil também na luta contra a diabetes.

O consumo excessivo da Chia

O grande consumo desta semente não é indicado, ela auxilia no emagrecimento devido a causar uma sensação de saciedade por mais tempo, porém é um grão calórico, devendo ser ingerido de forma moderada, recomenda-se que apenas uma colher de sopa antes de duas das principais refeições, ou seja, duas colheres de sopa por dia.

Atividades para intensificar o resultado

Apenas comer a chia antes das refeições não adianta muito se a pessoa não melhorar os hábitos alimentares e mantiver-se sedentário, apenas a ingestão não faz milagres, ela auxilia na redução do peso, mas é necessário que a pessoa passe a comer comidas menos calóricas e faça exercícios físicos regularmente. Só assim o resultado almejado será conseguido de forma mais eficaz.

Gostou? Vamos começar a consumir a Chia hoje mesmo? Deixe seu comentário abaixo, nós vamos adorar saber sua opinião!

  • marisete felicio

    ja estou consumindo chia,e estou gostando muito,só tenho duvida ainda na quantidade de agua ingerida.

  • marcello pazelli

    ja estou tomando a um mes, principalmente antes das refeições com iogurte desnatado, mais ainda nao vi nenhum resultado emagrecedor

  • Maria

    Comecei a tomar faz cerca de dois meses, junto com a farinha de linhaça dourada, eu comecei a comer melhor e beber mais água, além de fazer exercícios regulares pra me ajudarem a perder peso, nesses dois meses eu já perdi cerca de 10 quilos, estou muito feliz!

  • Priscila Cristina Rodrigues

    COMECEI A TOMAR A SEMENTE DE CHIA HÁ APENAS 1 DIA, POR ISSO AINDA NÃO OBTIVE RESULTADO. ESPERO OBTER OS RESULTADOS QUE TANTO DESEJO.