Alimentos que saciam a fome

Muita gente está sempre lutando contra a balança e acaba fazendo dietas absurdas, mantendo o jejum por muito tempo ou recorrendo a remédios para emagrecer como a sibutramina, essas atitudes são muito erradas e podem ter efeito contrário. As pessoas devem investir em alimentos que saciam a fome por mais tempo e assim consequentemente comem menos e emagrecem mais rapidamente.

Geralmente as pessoas que fazem dietas apostam em uma alimentação diferenciada, com alimentos mais leves, no entanto na maioria das vezes não fica satisfeito e sente fome logo em seguida. Isso acontece por que a digestão de alguns alimentos é feita muito rapidamente pelo organismo.

Mas há outros alimentos que não proporcionam uma sensação de saciedade por mais tempo, fazendo assim com que as pessoas comam menos e tenham mais força e energia.

Alimentos que saciam a fome

Como inibir a fome

Alguns alimentos conseguem saciar a fome por mais tempo, mas algumas medidas também podem influenciar para a manutenção dessa sensação por mais tempo. Veja abaixo como saciar a fome:

Mastigar devagar – Mastigar bem a comida é essencial para saciar a fome, isso por que é o cérebro que processa a sensação de saciedade e isso é tido pelo tempo que a pessoa passa comendo e não pela quantidade de comida.

Não colocar mais do que come – Não é recomendável fazer pratos gigantescos, pois há a possibilidade de estragar comida ou então de a pessoa forçar para comer tudo, como o cérebro processa a sensação de saciedade pelo tempo, a pessoa pode saciar a fome comendo menos.

Comer a cada três horas – Para ajudar a saciar a fome, é muito importante comer a cada três horas, pois o jejum por muito tempo faz com que a sensação de fome seja maior e, consequentemente que a pessoa coma mais e mais rápido. No entanto não é indicada a ingestão de alimentos pesados entre as refeições, recomenda-se a ingestão de frutas e alimentos mais leves.

Alimentos que mantém saciado por mais tempo

Muitas pessoas buscam o emagrecimento rápido, mas não conseguem devido a sentir bastante fome, isso pode ser superado com uma alimentação adequada, principalmente se forem incluídos alimentos que saciam a fome, e com as recomendações acima.

Alguns nutrientes podem ser inseridos na dieta para que a sensação de saciedade se prolongue e, consequentemente a pessoa coma menos e perca peso mais facilmente. Sendo mais comuns os alimentos integrais, pois além de engordar menos também são muito ricos em fibras que são nutrientes que fazem com que o esvaziamento do estômago demore mais e, consequentemente a pessoa não sinta fome por mais tempo.

Principais alimentos que saciam a fome

Os principais alimentos que saciam a fome são:

Pães – O tipo de pão mais indicado é o pão integral, pois possui muitas fibras que auxiliam para manter a saciedade e, além disso, também possui menos calorias auxiliando ainda mais para o emagrecimento.

Arroz – Este alimento também mantém a sensação de saciedade por mais tempo devido a ter muitas vitaminas, cálcio, ferro e carboidratos. No entanto o mais indicado é o arroz integral devido às fibras presentes neste tipo.

Feijão – O feijão também é muito indicado, pois é muito rico em proteínas, fibras, ferro e vitaminas do complexo B.

Frutas e grãos – Estes alimentos mantém a sensação de saciedade por mais tempo devido a serem muito ricos em fibras.

Iogurtes – Os mais indicados para quem quer perder peso são os desnatados, estes laticínios causam a saciedade prolongada devido a serem muito ricos em proteínas, o que faz com que o esvaziamento gástrico demore mais.

Saladas – As saladas mais indicadas são as que contêm folhas verdes, isso por que são muito ricas em fibras.

Banana Nanica – Esta fruta é um pouco calórica, no entanto é muito rica em fibras e é uma das frutas que proporcionam mais saciedade, porém a pessoa tem que ser controlada e não comer grandes quantidades da fruta e mastiga-la lentamente. Além disso, a banana é muito rica em potássio e ferro que são nutrientes que fornecem energia ao corpo.

Carnes – Entre os alimentos que saciam a fome, as carnes têm um papel especial. Esses alimentos são muito ricos em proteínas, que é uma substância que retarda o esvaziamento gástrico. Principalmente depois do surgimento das dietas ricas em proteínas, as carnes ficaram famosas por saciar a fome no entanto assim como a banana nanica deve ser consumida de forma moderada devido a também ser muito calórica.

Queijo – O mais indicado é o queijo branco, pois possui menos gordura que os demais, ele proporciona a sensação de saciedade por mais tempo devido a ser rico em proteínas e a retardar o esvaziamento do estômago.

Abacaxi – Esta fruta também faz com que a fome demore a voltar devido a ser muito rica em fibras, vitaminas e minerais.

Ovo – Rico em proteínas o ovo faz com que a pessoa fique saciada por mais tempo também por que exige uma digestão mais lenta.

Aveia – As fibras da aveia quando estão dentro do estômago se transformam em um gel que é mais demorado para ser digerido e, consequentemente a sensação de saciedade é prolongada. Mas é importante que seja consumida juntamente com água para forma o bolo alimentar.

Abóbora/ Jerimum – Além de ser pouco calórico este legume também é muito indicado, pois contém muitas fibras, o que faz com que a fome demore a ser sentida.

Cenoura – A cenoura é um dos alimentos que mais proporcionam a saciedade, devido a exigir da pessoa uma boa mastigação, fazendo com que a pessoa demore mais comendo e assim tenha a sensação de saciedade.

Damasco – Também muito rico em fibras, no entanto o mais indicado é o desidratado que é menos calórico.

Saciar a fome com peito de peruPeito de Peru – Este alimento possui uma quantidade de gorduras light, que são muito importantes para o corpo, devido a estimular o corpo a produzir hormônios como a colecistocinina (CCK) que mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, o peito de peru também é indicado pelas boas doses de proteínas.

Veja no vídeo abaixo mais sobre esses alimentos:

Bebidas que prolongam a saciedade

Algumas bebidas também são muito indicadas para saciar a fome, as principais são:

Leite – O desnatado causa a saciedade prolongada devido a ser muito rico em proteínas, o que faz com que o esvaziamento gástrico demore mais.

Chás – Não existe exatamente um chá que tira a fome, mas ajudam a inibi-la. Os mais indicados são os compostos por ervas, pois fazem com que o estômago fique cheio, aceleram o metabolismo e alguns até queimam gordura. Os principais são: Capim cidreira, cravo e canela e o chá verde (veja mais sobre o chá verde aqui).

Água – A água é a bebida que é mais indicada, pois não possui calorias e, além disso, ocupa bastante espaço no estômago, fazendo com que a sensação de fome desapareça.

No entanto o fato de muitos desses alimentos e bebidas ajudarem a saciar a fome, não quer dizer que devam ser ingeridos de forma descontrolada, pois mesmo sendo ricos em nutrientes que causam a saciedade também possuem calorias.

Não há como emagrecer comendo muito e gastando pouca energia, para isso a pessoa deve comer pouco e obedecer ao corpo, visto que muitas pessoas continuam a comer mesmo estando saciadas, caso isso continue a pessoa ganhará peso.

Invista nas bebidas e alimentos que saciam a fome e tenha muito mais controle sobre a sua dieta!

  • José Guimarães

    Olá!

    Muito bom ler seu artigo sobre comida saudável.

    Costumo comer cenouras raladas antes do almoço. Isso dá uma sensação de que estamos bem alimentados.

    Grato por compartilhar o que aprende e usa diariamente para si.